UnicafesBa avança em diálogo para inserção no mercado de carbono

No dia 23 de abril de 2025, a Unicafes Bahia deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento da agricultura familiar de forma sustentável e inovadora. Em Salvador, o presidente da UnicafesBa, Icaro Rennê, reuniu-se com o representante da Eco Carbo, Jeancarlos, para discutir estratégias de inserção das cooperativas e agricultores familiares no mercado de carbono.

O encontro teve como foco a construção de caminhos que possibilitem a agricultura familiar baiana participar ativamente de um mercado em expansão, agregando valor às práticas sustentáveis que já fazem parte da rotina de muitas cooperativas. A parceria com a Eco Carbo visa estruturar soluções técnicas e institucionais que permitam que os agricultores familiares sejam beneficiados de forma justa e efetiva, ao mesmo tempo em que contribuem para o compromisso ambiental global.

Durante a reunião, foram discutidos temas como a adequação das práticas produtivas às exigências do mercado de carbono, o desenvolvimento de projetos de sequestro de carbono em áreas de produção agroecológica e sistemas agroflorestais, além da importância de capacitação técnica e certificações que garantam a participação das cooperativas de maneira segura e valorizada.

Para Ícaro Rennê, essa iniciativa representa um marco para o futuro da agricultura familiar:
“É necessário inserir nossas cooperativas nos novos mercados que estão se formando, sem perder nossa essência, mas agregando valor ao que fazemos de melhor: produzir com responsabilidade e respeito à natureza. A agricultura familiar pode e deve  ser protagonista no mercado de carbono, recebendo o reconhecimento e a valorização pelo trabalho de conservação ambiental que sempre realizou.”

A iniciativa também reforça o compromisso da Unicafes Bahia em ampliar as alternativas de geração de renda e inclusão produtiva para os agricultores familiares, alinhando as estratégias econômicas à proteção ambiental, e impulsionando o desenvolvimento rural sustentável nos territórios.

A agricultura que preserva também é a agricultura que constrói futuros. E a Unicafes Bahia segue empenhada em fazer dessa construção um caminho coletivo.

Unicafes Bahia
Cooperar para transformar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *